EDITAL


CANDIDATURA PARA ÓRGÃOS SOCIAIS GRUPO DE INFECÇÃO E SEPSIS – TRIÉNIO 2021-2024


LISTA A


Mandatário da lista: Prof. Doutor João Gonçalves Pereira.
Venho por este meio apresentar o meu manifesto de intenções:
Caros amigos, no próximo mês de Março realizam-se novas eleições para os corpos sociais do GIS.
Neste contexto venho apresentar a minha candidatura à direcção do Grupo com a seguinte lista para os diferentes órgãos
sociais.




PROGRAMA DE AÇÃO

Pretende-se com esta candidatura dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito pela Direção anterior, de reforçar a
atividade central do GIS, como polo de desenvolvimento do conhecimento e formação na área da Infeção grave e da Sépsis.

Este trabalho deverá assentar em diferentes vertentes complementares, mas necessariamente diferentes, nomeadamente a
investigação clínica, a divulgação científica e a formação pré e pós-graduada.

Investigação Clínica: Pretende-se consolidar o esforço feito neste triénio de organização de núcleo de investigação com o desenvolvimento de diferentes projetos de investigação, predominantemente prospetivos, observacionais. Estrategicamente, consideramos como parceiros científicos preferenciais a SPCI e a AIMINT.

Para facilitar o desenvolvimento deste projeto, pretendemos contratar um epidemiologista para trabalhar connosco de forma regular. Em paralelo, o GIS pretende-se constituir como facilitador de obtenção de financiamento de projetos, através de parceiros institucionais, através de bolsas de investigação.

Divulgação Científica: Pretende-se manter a organização do Simpósio, eventualmente criando parcerias científicas. Pretende-se desenvolver o modelo do mesmo, potenciando as oportunidades da comunicação on line, através da criação de plataforma com conteúdos científicos múltiplos.

É igualmente intenção desta lista manter e aprofundar as parcerias já criadas para consciencialização do grande público na área da Infeção, Sépsis e consumo de antibióticos.

Pretende-se manter a organização regular das Tertúlias, desenvolvidas pela Direção anterior, para discussão dos grandes temas desta área.

Reconhece-se o trabalho notável que o Dr. Germano do Carmo fez na Revista de Infeção e Sépsis ao longo destes anos.
Pretende-se a continuidade do mesmo, apostando também em fazer da Revista um “viveiro” para facilitar o desenvolvimento e crescimento de internos em formação ou mesmo de alunos. Pretende-se também convidar os autores de todos os trabalhos relevantes apresentados no Simpósio a publicarem os seus trabalhos na Revista.

Formação pré e pós-graduada: Pretende-se manter os cursos já desenvolvidos durante os anos anteriores, nomeadamente Antibióticos e Sépsis, diversificando as oportunidades, nomeadamente introdução de cursos on line, presenciais e mistos.
Pretende-se manter os cursos FARPA e CISA no modelo atual.

Pretendemos criar um curso de Terapêutica Antibiótica pré-graduado, através da plataforma do GIS, complementado por temas de atualização (“artigos do mês”).

Está previsto o desenvolvimento dum curso de Terapêutica Antibiótica para Ambulatório, com a colaboração de médicos de Medicina Geral e Familiar.

Em paralelo, está em estudo a possibilidade de criar parcerias para cursos on line em outras áreas, para aproveitamento da referida plataforma e promoção da “marca” GIS.


Pretende-se também dar continuidade ao trabalho da Direção anterior de reforçar o número de sócios bem como agregar associados, médicos com interesse na área de Infeção e Sépsis que possam colaborar com o Grupo nas suas diferentes vertentes de intervenção.

Reconhecemos as dificuldades de obtenção de financiamentos, já pré-existentes mas que serão sentidas de forma mais acentuada nos próximos tempos. É assim um objetivo estratégico essencial intensificar o trabalho que vem sendo feito de reforço das parcerias com os nossos patrocinadores, sem nunca descurar a nossa independência científica.

Esperamos poder contar com o V. apoio em Março.

É importante que todos participem ativamente pelo que vos peço para votarem e exprimirem as vossas intenções no que respeita
ao futuro do GIS.

Muito obrigado a todos

Lisboa, 22 de Fevereiro de 2021

EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a GIS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2020 GIS