Bolsa de Investigação Clínica GIS/MSD: Infecção por Gram-negativos multirresistentes
Exmos. Colegas, a crescente prevalência de infecções causadas por microorganismos multiresistentes é, reconhecidamente, um dos principais desafios actuais no âmbito dos cuidados de saúde.
Os gram-negativos representam uma parcela muito significativa deste problema, agravada pelo escasso leque de alternativas terapêuticas (particularmente difícil no contexto de resistência aos carbapenemos).
O evidente impacto da antibioterapia empírica inapropriada no prognóstico vital de doentes com infecção grave tem vindo a motivar a utilização de esquemas de antibioterapia de espectro cada vez mais alargado. Este tipo de atitude, compreensível em contexto de doença crítica, acarreta o risco de agravar a situação através do aumento da pressão de selecção.
Várias estratégias têm vindo a ser propostas com o objectivo de combater este problema e uma das mais amplamente aceites é a da criação de equipas de apoio à prescrição antibiótica (antibiotic stewardship). Recentemente foi tornada mandatória a implementação destas estruturas nos hospitais do SNS.
Neste contexto o Grupo de Infecção e Sepsis, em parceria com a MSD criou a Bolsa de Investigação Clínica GIS/MSD: Infecção por Gram-negativos Multiresistentes.
Esta tem por objectivo fundamental o apoio à investigação Nacional nesta área, criando conhecimento que possa ser útil para um processo de melhoria contínua de cuidados e, simultaneamente, construindo factor de motivação e valorização das equipas que se dedicam a esta temática.
Está lançado o desafio!
As candidaturas a este programa estão FECHADAS desde 30 de Dezembro de 2017.
Agradecemos todas as candidaturas enviadas.
O Júri foi constituído pelos seguintes elementos:
Dr. Carlos Alves
Prof.ª Dr.ª Helena Ramos
Prof.ª Dr.ª Lurdes Santos
Dr. Paulo Mergulhão
Os vencedores desta Bolsa foram anunciados no 23.º Simpósio de Infecção e Sepsis:
RAPID PHENOTYPIC SUSCEPTIBILITY TESTING IN GRAM NEGATIVE BACILLI BACTEREMIA: A RANDOMIZED CLINICAL TRIAL
Autores: Nuno Pereira1,2;Raquel Duro1,;António Sarmento1,2;Acácio Rodrigues1,2; Cidália Pina-Vaz2
1-Centro Hospitalar São João;2-Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
E
ENTEROBACTERIACEAE MULTIRRESISTENTES: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE VIGILÂNCIA E CONTROLO IMPLEMENTADO NUM HOSPITAL TERCIÁRIO UNIVERSITÁRIO
Autores:Ana Constança Mendes1,2;Cláudia Santos1;Daniela Fonseca e Silva1;Ernestina Reis1;Júlio Oliveira1;Ângela Novais 2,3;Luísa Peixe 2,3
1-Centro Hospitalar do Porto;2-UCIBIO/REQUIMTE;3-Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto
|